Liberdade de Expressão

|
Oii Glr meu nome é Álex
Criei esse blog para que os alunos pudessem se expressa já que la no colegio não deixam...

o 1° post eu recebi por e-mail da professora Martha Vecchia ai vaii pra vcs verem


O dia 19/04/2010 na EEEP Juarez Távora


O que motiva um grupo de pessoas resistirem durante horas sob um sol escaldante, com fome e sede?
O que motiva alguém a fechar os portões de uma escola pública para que esse grupo permanecesse nessas condições?
O que motiva aos demais permanecerem do lado de dentro como espectadores?
E você, nesse dia, estava onde gostaria de estar?
Como esse fato será contado?
O que é mais importante o fato ou suas versões?
Uma vez, a aluna Taís da Silva da turma de massoterapia definiu em sua prova que: “A filosofia nos faz pensar naquilo que já pensaram por nós”.
Que tal praticarmos esse brilhante conceito de filosofia dessa aluna para pensarmos juntos sobre esse fato ocorrido no dia 19/04/2010 na EEEP Juarez Távora?
Identifiquemos primeiro o fato:

Manifestação de alunos da Universidade Estadual do Ceará (UECE), de alunos e pais da escola Juarez Távora.
Motivos – De 180 alunos em 2009, 75 em recuperação final, 53 “transferidos” e 39 reprovados. (Esse resultado diminuiu depois da visita do Conselho de Educação na escola. Perguntem ao Wesley do curso de turismo) e a saída da escola da professora Martha que publicou esse resultado no jornal O Povo do dia 01/04 – esse artigo foi distribuído em frente à escola durante esse ato.

Chegou o momento de contar e/ou analisar o fato, tão difícil quanto identificá-lo, pois quem contará: quem estava na manifestação do lado de fora? Quem estava ordenando a permanência dos portões fechados? Quem estava como espectadores? Quem passou no carro em frente à escola e recebeu o artigo? Ou de quem escreveu o artigo e escreve agora essa nota?

Antes de apresentar a minha análise, gostaria de citar algumas frases ditas antes, durante e depois desse fato, que me serviram de fundamentação:

- “Não se meta em confusão, mas não permita que a injustiça seja feita”. (O que isso significa? Como isso é possível?)
- “Sempre lutarei pela justiça, mas não estou de um lado e nem do outro.” (Vai lutar da onde? E não é a mesma pessoa que falou a primeira frase!)
- “O retorno sempre volta.” (Sem comentário)
- “Essa aluna passou o ano todo dormindo em sala de aula.” (E você, também?)
- “É muito difícil o autoconhecimento de si mesmo.” (Imagino que seja mesmo!)
- “Devemos incentivar a auto – estima pessoal.” (E quem incentivaria a do outro? E não é a mesma pessoa que falou a frase anterior!)
- “Você deve ser positivo, você deve ter o positivismo ao seu lado." (Que tal ser vizinho dele?)
- "Esse aluno tem problema de interatividade." (Interagir é um problema? Talvez seja com esse professor!)
- “Quem tiver na quadra, tirarei dois, três, quatro pontos.” (Será que houve hemorragia?)
- “É uma professora que se isola, pois quando não está na sala de aula está na biblioteca com os alunos.” (Talvez essa professora tenha o mesmo problema de interatividade daquele aluno!)
- “Esse aluno vive isolado nos grupos.” (Esse isolamento ao menos é acompanhado)

Essas são pérolas dos responsáveis por existirem as pérolas do ENEM. São afirmações feitas por professores dessa e de outras escolas e até de universidades também. É claro que todos nós - pais, alunos, professores e administração pública - somos responsáveis por essa má educação, mas devo dizer que nós professores somos os mais responsáveis. Por que não havia nenhum professor nessa manifestação, e os únicos que estariam, foram desligados dessa escola por essa gestão?

Agora posso apresentar o que penso desse fato.

A verdade venceu o medo! Somente a verdade nos liberta! Não é o povo que deve temer o governo, mas o governo que deve temer o povo!

Os alunos da escola Juarez Távora nos dias 16 e 19 de abril provaram isso. Ensinaram que o maior poder é quando estamos dispostos a nos sacrificar pelo outro, a lutar com a própria vida pelo direito de expressar o que pensa, a ficar sob o sol com fome e sede pelo direito de estudar em uma escola que ensine e pratique esses valores, em uma escola que denuncie a hipocrisia do eu finjo que ensino e você finge que aprende, uma escola em que o protagonismo juvenil seja estimulado e praticado, e não ameaçado com portões trancados e almoços negados, uma escola que viva o sabor pelo saber, e não um sabor pela ignorância, enfim, uma escola que pratique a cidadania – reivindicar direitos e cumprir deveres – e não uma escola que promove as negociatas do tipo: aos meus amigos tudo, aos meus inimigos a "justiça".


Esse é mais um fato que entrará para a história dessa escola – o dia em que, pela primeira vez, alunos e pais denunciaram a má educação e reivindicaram por uma boa educação em uma escola pública estadual.
Dentre as versões sobre esse fato, essa é minha análise.
Qual análise teria mais peso do ponto de vista da verdade, da justiça e, sobretudo, da coragem de lutar para defender esses valores?
Reflitam e discutam.
Desejo a todos boas aulas como essas que vocês nos ofereceram nesses dias e acredito que ainda terão muitas a oferecerem.



Obrigada e saudades,

Martha Vecchia.

15 comentários:

Unknown disse...

. É Martha....as coiisas estão mudando,pode até demorar...mas respiraremos um ar de liberdade, de paz..e além dissoo estaremos em uma escola onde poderemos ter o orgulho de diizer...estudamos em uma escola pública de qualidade.

BjO'ss e saudadess..

Álex Ríchard disse...

vlw Kessi pelo comentario...è pra isso que estamos lutando...

Martha Vecchia disse...

Martha Vecchia
Oi gente, esse será um ótimo espaço pra gente trocar idéias, notícias, fazer denúncias, enfim, vamos utilizá-lo de uma forma democrática como deveria ser na nossa escola. Por enquanto, gostaria apenas de dizer que estou com muita, muita saudade de vocês: das nossas aulas, de jogar e conversar na biblioteca, do nosso cardápio cultural... Vocês poderão contar sempre comigo e quando se sentires tristes, indignados ou desencantados, aprendam e lembrem-se desse poema de Quintana:

Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão...
Eu passarinho!
Poeminho do Contra - Mário Quintana

Beijos
Martha Vecchia

Álex Ríchard disse...

Obrigado Professora por seu comentario ele foi de grande contribuição para o nosso blog...
É isso ai glr vamos continuar usando esse espaço para poder nos expressar.

Martha Vecchia disse...

Oi meus queridos,
gostaria de postar alguns números de telefones que lhe serão bastante úteis, sobretudo, nesse momento que vocês estão passando na escola: intimidações,ameaças e chantagens.
- Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA)- 32524202
- Comissão de Educação - 32772500/2751
- Escritórios de Direitos Humanos Frei Tito - 32772687/2688
- Conselho Tutelar(Centro) -
34523462/5791/6933
- Conselho Tutelar(Centro) - 32814096/2086
- Disque denúncia violência contra crianças e adolescentes - estadual - 08002851407
municipal - 08002850880
nacional - 100
Ministério Público - 32526483/34521557
Conselho Estadual de Educação - 31012011
Assessoria Jurídica SEDUC - 31013964/3910

Guardem esses números em seus celulares, pois em situações como as que vocês passaram no dia 19/04 vocês poderiam ter recorrido a um deles e seriam atendidos.
Beijos e até a próxima. Martha

-

Martha Vecchia disse...

Carta Aberta
Sou professora de Filosofia do estado do Ceará, trabalhei até o dia 16/04/2010 na ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO PROFISSIONAL JUAREZ TÁVORA, dia em que fui removida dessa escola contra a minha vontade, a vontade dos alunos e demais funcionários. A Secretaria de Educação alegou que eu não tenho o perfil para trabalhar nesse modelo de escola e fundamentou essa afirmação num artigo que publiquei no dia 01/04/2010 no jornal O Povo*. Nesse artigo, é veiculado o resultado do ano letivo de 2009 do Juarez Távora. Um resultado revelador e preocupante para um modelo de escola em horário integral, qual seja: 75 alunos em recuperação final, 53 transferidos e 39 reprovados.
O referido modelo de escola oferece aos jovens, além da formação do ensino médio regular, qualificação técnica que possibilita seu ingresso no mercado de trabalho. Os cursos ofertados buscam atender a demanda de cada região, portanto, são diversos: enfermagem, massoterapia, turismo, edificações, informática, etc. Levando-se em conta que o governo do estado do Ceará tem como meta abrir, em 3 anos, 125 escolas profissionais de ensino médio integrado à educação profissional, esse resultado apresentado por uma escola exigiria da secretaria competente um olhar mais atento e não querer silenciar quem demonstra essa preocupação. Afinal, são milhões dos cofres públicos envolvidos nessa empreitada.
Quero fazer um apelo aos senhores e ao governo do estado do Ceará para que atentem à proposição essencial do meu artigo: nenhum projeto ou idéia, por melhor que seja  como é o caso das escolas profissionais, terá sucesso, atingirá seu objetivo se não tiver, minimamente, estratégias didático-pedagógicas e administrativas claras e eficientes.

Fortaleza, 30 de abril de 2010
Martha Vecchia
Professora de Filosofia

Martha Vecchia disse...

Olá,
recebi esses links que me deixaram profundamente comovida, e grata por fazer acreditar e continuar apostando sempre na solidariedade. Gostaria, então, de dividir essa fé com vocês e essa banda maravilhosa que é REM.
Beijos,
Martha

O primeiro trata-se de um clipe institucional que todos deveriam assistir para que muitos diminuessem as drogas lícitas ou ilícitas.
http://www.youtube.com/watch?v=Z2mf8DtWWd8

Esse foi de um ex-aluno.
http://www.youtube.com/watch?v=6h_e_tbLO3Q&feature=related

E esse é meu pra vocês.
http://www.youtube.com/watch?v=OUYn9GyV4Wg&feature=related

Álex Ríchard disse...

pessoal se vcs quiserem ver os videos q a nossa Professora colocou como comentario é so copiar e colar o link numa nova aba.

Unknown disse...

Martha To Morrendo De Saudades De Vc..'
Sei Que Vc Nunca Vai Nos Deixar de dela Pois sempre Estara Nós Nossos Corações.'
Bjo Teamoo..'
Weslley Barbosa.'

Ramon e hacker disse...

A soluçao e facil e pratica ayla sai fora

Elias Nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
P@pito3.D disse...

flw e disse aléx, ea realidade q esta acontecendo na nossa escila!!!
haaaaaa;
saudades de martha!!!

Elias Nunes disse...

NOTA DISTRIBUIDA NA ESCOLA JUAREZ TÁVORA

"É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas a graça das graças é não desistir nunca."
Dom Hélder Câmara
" A exageração degenera os sentimentos, desvirtua os fatos, desfigura a verdade. Exagerar é mentir! A verdadeira sabedoria ensina e manda julgar os homens, aceitar os homens, aproveitar os homens, como os homens são.(...) Cada qual é o que é; cada qual tem suas qualidades, e seus defeitos." Joaquim Manoel de Macedo(Em a Luneta Mágica)
Aqui escrevo para dizer: muitas pessoas são impulsionadas por paixões repentinas que impedem-lhes de ver as coisas com olhos mais críticos e acabam por sendo manipuladas. Infelizmente é isso o que vejo acontecer em nossa Escola, Juarez Távora. Muitas pessoas dizem que lutam por seus direitos... Mas quais direitos são esses, que obrigam alunos a ficar do lado de fora de sua escola, tomando as dores de aguem que sabe-se lá se merece tal suplício! Alguns querem a saída de nossa diretora da escola... Mas porque? Será que isso melhorará nossa educação? Será que é essa a solução mais sábia, e a que tomada, teremos utilizado nosso bom-senso?

Quando lutamos e tomamos guerra sem organização, sem pacifismo ou sem seriedade não somos guerreiros, somos baderneiros! Se temos bons exemplos de pessoas que morreram por um objetivo é por nome da sociedade que nos trouxe aqui, pela que vivemos e em prol da futura que lutamos, não para sermos piores, mas para crescermos, para avançarmos, para sermos cada vez mais justos e obséquios. E a unica estrada que conheço para tais destinos é a Educação, e com toda a certeza farei o que é melhor para minha educação, em nome de outros que virão e dos que por aqui passaram. Educação não se reivindica, se pratica.
julgamos nossa diretora, mas faríamos melhor? Será que não temos, como alunos, culpa e responsabilidade na educação?
Pois bem, eis minha visão analítica sobres os fatos que aconteceram em nossa escola nos últimos dias:
"O que motiva um grupo de pessoas resistirem durante horas sob um sol escaldante, com fome e sede? E o que motiva alguém a fechar os portões de uma escola pública para que esse grupo permanecesse nessas condições?"
Afinal, eles ficaram do lado de fora com fome e sede por próprio mérito ou obrigados? Esta é uma escola pública, não um restaurante popular. Eles manifestaram do lado de fora da escala, logo não estavam sob a tutela da escola, logo não mereciam comer, pois, eles manifestavam contra a escala mas queriam da escola a comida... engraçado... Guerra bonita não é a que se vence, mas a que se vai até o fim!
"O que motiva aos demais permanecerem como ESPECTADORES?"
O mesmo que movel os que ficaram do lado de fora, pois guerra bonita não é a do hoje, mas a de sempre. Lutamos diferente, lutamos estudando, pois a Educação é a única arma que não mata, mas dá à vida.
O que é mais importante, os fatos ou as versãos?
Minha resporta a esta pergunta batida é a citação a Joaquim Manoel.

Digo apenas que a verdade produz frutos, frutos permanentes, e se o fato e as versões não produzem frutos, não, não é verdade. De que vale pedir educação perdendo-a? Lutando e repassado covardia? Lutar na rua e ser covarde na sala de aula? Lutar por uma idéia e não possuir um ideal de vida? Lutar hoje e acomodar-se amanhã?
Em sala de aula me chamam de Traidor. Mas eu aprendi de minha mãe uma educação moral que me diz que a maior luta é a do dia-a-dia. Educação não se pode ser contestada, apenas praticada. Não estou traindo Martha, estou pensando diferente dela, pois essa é a essêsia da Filosofia: Pensar.
Sim, este dia entrará para a história de minha vida, pois hoje vejo que existem covardes desfarçados de Guerreiros e guerreiros desfarçados de alunos.

Quando distribui essa nota na escola, só então, pude ver com toda clareza que existem covardes desfarçados guerreiros e guerreiros desfarçados de alunos

Unknown disse...

obrigada!! Martha fico feliz por poder sempre conta com você,estamos juntos não pense que nos esquecemos de você,conte com migo também,saudades Martha bjs...

Unknown disse...

volta martha ! eu te amoooo
by : lucas

Postar um comentário