Quando as autoridades competentes vão tomar uma providência?

|

Porque Álex  Ríchard morreu?
Senhor Governador, e se fosse seu filho, se fosse você, que estivesse chegando em casa, vindo da igreja, e alguém tirasse a sua vida sem motivos nenhum o que o senhor faria?
Ontem foi o Álex, hoje algum outro menino em outro lugar da cidade, amanhã pode ser seu filho, pode ser você, pode ser qualquer outro adolescente cheio de sonhos , planos que irão acabar assim de repente, sem explicação.
Os nossos filhos estão morrendo e ninguém faz nada, eles vão pro colégio e não sabemos se vão voltar vivos.
Senhor Governador queremos segurança, queremos ver o maravilhoso trabalho do Ronda do Quarteirão que passava na propaganda. Era só propaganda?
Quantos Álexs mais têm que morrer para vocês começarem a agir?
Esta pergunta vai para o assassino do Álex:
Porque você roubou a vida dele, não bastava apenas o celular?
O que ele fez de errado?

Maria Ferreira

Álex Ríchard, por Martha Vecchia

|

Que me perdoe o inglês, mas Álex Ríchard com acento é único como o
próprio dono desse nome se fez. É a licença poética de um poeta que,
nas cordas do baixo, dedilhava versos e prosas que hoje transcendem
sua própria vida que, mesmo breve, não foi efêmera. Gostava tanto de
história que se tornou história.
Deve estar agora atrás de Deus para fazer um bom debate e dos anjos
pra formar uma banda. Assim, quando ouvirmos novamente a chuva ou
olharmos as estrelas, sentiremos no pulsar do coração o solo do seu
baixo.
Martha Vecchia

Coordenador de escola no ES obriga alunos a tirar a roupa para revistá-los

|


Alunos da quinta série, de uma escola pública do Espírito Santo, foram ofendidos e obrigados a tirar a roupa, porque o vale-transporte de uma professora sumiu.

Mário Bonella Serra, ES
O menino de onze anos estuda numa escola estadual na região metropolitana de Vitória. Ele diz que ontem foi obrigado pelo coordenador do colégio a tirar a roupa.
“Era três em três indo para o banheiro. Aí ele mandou a gente tirar o calção, levantar a camisa e tirar a cueca”, conta um dos estudantes.
Outros estudantes também dizem que foram obrigados a tirar a roupa. Eles contam que ontem sumiu um cartão usado para pagar passagem de ônibus de uma professora. O coordenador primeiro procurou nas mochilas dos alunos, mas como não encontrou, determinou que eles fossem ao banheiro para serem revistados.
“Ele falou pra gente ir no banheiro... pra tirar a roupa... três em três, pra tirar a roupa”, contam os meninos.
“Foram todos os meninos da nossa sala”, afirmam.
Os alunos da quinta série contam que também foram ofendidos.
“Ele falou assim: ‘tem que tratar vocês assim, que nem homem de presídio’”, diz outro estudante.

Segundo estudantes, o cartão que estava sumido ainda não foi encontrado. Nesta manhã, alguns foram à escola acompanhados pelas mães, que exigem uma explicação.
“Eu me sinto muito mal, por eu estar confiando que meu filho está na escola estudando e meu filho passando por uma situação dessas, é muito constrangedor”, diz Ivanilda de Jesus, mãe de aluno.
“Foi muita humilhação”, declara Ana Lúcia da Silva, mãe de aluno.
A secretaria estadual de educação do Espírito Santo decidiu nesta quinta-feira (28) afastar a professora, o coordenador e a diretora da escola. "E o nosso papel agora, antes de qualquer coisa, é pedir desculpa a essas famílias. Nos desculpem, por nós termos nessa escola três profissionais que não foram competentes para lidar com essas crianças", Mércia Lemos, subsecretário de planejamento e avaliação da Secretaria Estadual de Educação – ES.


Nota minha: Sabemos que ano passado ocorreu um caso parecido com  esse no nosso colegio e os culpados ainda andam pelos corredores da escola sem se preocupar com nada. Acho que as autoridades daqui são cegas ou se fingem de cegas, poh! isso que é educação... e de qualidade, alias de pecima qualidade por sinal... Somos tratados como marginais e os verdadeiros marginais ficam soltos... Desse jeito o Brasil vai pra frente...

Recomeçar

|
Bom glr estou aki hj para falar que próxima semana ou nessa ainda irei postar um artigo sobre tudo desde o começo até as ultimas que SEDUC vem aprontando contra aqueles a quem eles deveriam apoiar. vlw glr...

José wilker...

Vibe Fest

|
|
"Se ages contra a justiça e eu te deixo agir, então a injustiça é minha."
Mahatma Gandhi - pensador e líder político indiano.
|


Saudades do tempo em que realmente tinhamos aula de verdade no nosso colegio
esses videos é so pra poder matar um pouco da nossa saudade.

Enquanto isso nos bastidores da EEEP? JT....

|

OS REBELDES DE ONTEM, HOJE, USAM GRAVATAS

|



Alguém que se orgulha tanto de ter sido ‘militante’, hoje baixa a cabeça para aqueles que um dia lutou tanto para tirar do poder.
Alguém que lutou por mudanças, hoje diz que não está preparada para mudar uma escola.
Alguém que um dia sonhou com um mundo livre da tirania, hoje grita, ameaça e agride àqueles a quem ela deveria servir mesmo não sendo os que a colocaram ali.
Como alguém pode mudar tanto?
Como pôde esquecer-se de seu passado?
Como pode julgar e ir contra aqueles que, como ela, hoje, sonha em mudar o mundo?
Os rebeldes de ontem hoje usam gravatas.
Hoje é só mais um bonequinho.
Hoje virou só mais uma engravatada que segue o sistema, que mesmo vendo que está errado não faz nada para mudá-lo.
Será que tem medo de perder o emprego?
Será que ir contra o “patrão” gordo e careca representa demissão?
Pocurando agradá-lo, não viu que os seus verdadeiros patrões já a demitiram há muito tempo.
Olhe ao redor, lembre daquele dia.
Tantos estavam na rua pedindo a sua saída.
Tantos querem que você saia, então porque você continua?
Os seus patrões já te demitiram.
Isso não é um conto de fadas.
Dizem que quem não foi socialista antes dos 20 anos não tinha coração e quem continua sendo depois dos 20 não tem cérebro.
Isso não é verdade! Eles têm cérebro, olhos, ouvidos e boca para criticar e mudar aquilo que está errado e eles têm, acima de tudo, um coração que não os deixam esquecer que um dia quiseram mudar o mundo e que não vai parar enquanto não conseguirem.
Hoje pela primeira vez eu estou com medo.
Medo de ir para um lugar onde deveria me sentir protegida.
Medo de voltar para um lugar que já tinha se tornado a minha casa.
Medo de pessoas, que como ela, acham que tem que conseguir tudo na força e no grito.
Que não querem que tenhamos respeito e sim medo.
Afinal, o que deveria ser mais importante para um gestor, um professor ou os pais: ser temido ou ser respeitado?
Hianara

Eu e o Tempo

|
Há mais de 1 ano e meio estamos confinados em uma escola integral onde penso que devia ser uma forma de crescermos como alunos e como pessoas, e também como tanto foi falado no ano passado, poderíamos nos torna protagonistas e de nossas provias vidas, porem desde o mes de agosto do ano passado parece que a escola estava vivendo momentos da epoca em que a ditadura militar reinava no paises, e não tenho nenhum medo de comparar com coisas mais tragicas do que a ditadura, e explico que quem tá lendo esse texto se pergunta porque eu falo isso depois de ter resvistado alunos só de cueca no banheiro da sala dos professores, depois de ter espancados alunos de um time de futsal depois de ter perdido o jogo, de ter mandado a sala inteira pra PQP, ter assediado 4 alunas, de ter acusado 2 alunos de uso de trafico de drogas sem ter a prova sobre tais atos, de ensinarem materias de 1ºano para o 2ºano, de ter processado 2 alunos que só esporam suas ideias nesse blog sobre fatos que forão arquivados, de reprimir e oprimir alunos e alunas que querem se expressar e tantas outras coisas que aconteceram e é melhor nem contar e deixar as autoridades competentes investiguem tudo isso. Continuando, penso que nesse 1 ano e meio cresci tanto na questão de carater graças a essa escola, vendo tudo de ruim que aconteceu vejo que com meus 16 anos sou muito mais maduro do que muitos professores que lecionam nessa instituição educacional e que devo a eles que não tem muita maturidade que aprendi a ser maduro quando, graças as burrices que eles fizeram aprendi a ser a pessoa que sou hoje... é claro que não tiro a enorme ajuda das pessoas que estão ao meu lado nessa guerra, é terminando meu texto digo que em 1ano e meio de juarez tavora que muitas coisas aconteceram em minha vida e ainda vão acontecer e espero que os caminhos que ainda tenho que cruzar, que eles sejam cruzados e enfim toda impunidade irá acabar.

abraços Álex Ríchard

Revisão wilker : Esse texto mostra muito simplesmente o que vem acontecendo no JT e também gostaria que o núcleo gestor principalmente diretoria e professores me explicasse tudo o que está sendo dito no texto....   

Eu e a Educação

|
O que estamos fazendo realmente pra mudar a eduacação que nos dão, será que a solução disso tudo é ficar parado ouvindo as coisas que eles nos passam e suportar tudo pois é para o nosso “bem”, ou devemos realmente lutar por uma educação melhor, ou devemos ficar calado e ser mudado pelo mundo( o que acontece geralmente) e virarmos CEGOS SURDOS E MUDOS, ou será que devemos lutar como se essa luta fosse um mero conto de fadas e que não vai melhorar nem piorar na sua vida.
Minha opnião sobre isso já é a mais clara possivel e não me esforço muito pra dizer o que penso, não so com bases em opniões minhas mais tambem com opnião de outras pessoas e tambem com a vivencia, o que eu acho mais importante.
Aprendi com o tempo que devemos ir a luta quando queremos algo ou quando queremos melhorar em algo, essa é foi uma das grandes batalhas que travei comigo mesma então penso em que melhorar? Será que o problema não sou eu ? Será que ir contra a maré é realmente o certo?
   Será que eu posso mudar o mundo? Ou sera que se deixar mudado por ele é melhor?. Essas perguntas são travadas diariamente por mim e não sei porque vejo que a melhor saida é lutar por meus ideais e sei que  muitos de vocês que tão lendo isso acha tudo  uma tolice e que não adianta de nada, mais olho para tras e vejo que não vejo que  Che Guevara na sua adolescencia viajou toda a america em sua motocicleta, Chico Mendes na sua adolescencia ja lutava pelo bem do meio ambiente e tantos outros que ja na sua adolescencia lutaram e conseguiram vencer a sua luta. Vejo tambem que  guerra só é vencida quando um dos exercitos se rende ou é totalmente dizimado e creio que estamos mais perto possivel de dizimar nosso inimigo do que eles ou terem nossa rendição ou até mesmo o nosso fim, uma batalha já foi vencida e infelizmente o soldado que saiu não teve ter saido com a cabeça muito erguida já que ele fugiu com medo de tudo que virá por ai, digo para os outros soldados que restaram que tenham muita sorte nas proximas batalhas e mais sorte principalmente para o comandante do exercito, pois é no silencio que são vencidas as grandes guerras.

Novos Tempos, onde podemos chegar?

|


 Voltamos enfim as nossas velhas e cotidianas aulas e sinto que esse semestre muitas coisas boas irão acontecer, ou já estão acontecendo, antes de mais nada queria pedir desculpas pela falta de novidades do nosso Blog, o tempo fez com que ficássemos ocupados demais para poder escrever, mas estamos de volta e com todo o gás.
 Queria continuar comentando sobre a saída de um professor da nossa escola, queria agradecer a ele por todas as notas lançadas sem que o aluno não tivesse feito nada para merecer a nota, por ter mudado, por ter mandado 45 alunos pra PQP (ahh! é ponte que partiu) e tantas outras coisas que não vale a pena comentar queria também desejar a ele muita sorte no que ele está almejando que é sua formação na faculdade no curso de veterinária, desejo a ele toda sorte do mundo e aos animais que ele vai tratar mais sorte ainda ( e põe sorte nisso).
 O outro assunto é a tal esperada sindicância que acontecera na escola, espero que ela seja justa e que investigue caso por caso com total imparcialidade. por enquanto é só isso, desejo a todos uma boa volta as aulas.

Abraços...Álex....

Paradigma

|
A escola profissional com o ensino médio integrado foi divulgada por nossos gestores aqui na “terra do sol” como sendo uma quebra de paradigma (modelo, padrão) o que faz parecer que quebrar um paradigma é o mesmo que trocar de roupa. Será que poderíamos afirmar que a escola profissional Juarez Távora é uma escola de asa ou uma escola gaiola como disse Denise citando Rubem Alves? Ou, usando uma comparação de quebra de paradigma na astronomia, a escola profissional é um modelo geocêntrico ou heliocêntrico? Se existe algo que se aproxime de uma quebra de modelo é a postura desses alunos e pais que denunciam e reivindicam por uma educação pública de boa qualidade. Imagine se outros alunos e pais fizessem o mesmo? Imagine se os professores, inclusive dessa escola, fizessem o mesmo? Como diz um antigo provérbio chinês: “Se não mudamos de direção, voltamos para o mesmo lugar.”

“Somente duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. E não estou seguro quanto à primeira.” (Albert Einstein)

Educar é encorajar a nos perguntar sempre porque estamos batendo. Quem sabe, assim, o sol brilhe pra todos. Para ilustrar o que disse, vejam esses vídeos: o 1º foi feito a partir de um antigo texto hebraico - “Como nasce um paradigma.”
Beijos,
Martha Vecchia




O POVO

|
Até que enfim saiu a materia no caderno de Opiniões do O Povo sobre o nosso colegio..

Se vcs tiverem o interesse de olhar o q foi publicado basta clicar aqui

Respeito Vs Medo

|
Assisti esse episodio um dia desse e achei interessante.
O video faz parte da serie Todo mundo odeia o Chris.
Comentem'
Álex

Inscrições para o ENEM

|
Aew glr!!! As inscrições do ENEM vão até dia 9 desse mês então quem quiser se escrever é só entrar na pagina do ENEM e faça sua inscrição.!!!!!

J.Wilker

Cárcere Privado

|
Cárcere Privado
Composição :Algum aluno da Info II

Eu keria ser Feliz sem muro com caco de vidro 
Sem vigia com Walkie Talkie, câmera de video
Indo pra aula, sonho atrás da blindagem da janela ali dentro 
Eu me sinto como Hamster circulando na gaiola 
E se eu esconder uma camera pra filmar ela me trata mau depois vira uma santa babá
Eu nunca vou ter minha carta de Alforria é que os problemas da escola não é nada pra minha familia 
Vou pra aula sonhando com uma vida boa mais a vida éh boa e o futuro pega.


Poesia de um aluno que não quis se indentificar pois tinha medo de ser perseguido na escola

Estudo Errado'

|
Achei essa musica do nada e resolvii publicar no blog'
sei que a musica é um pouco grande mais leiam e escute o  video da musica

Estudo Errado - Gabriel Pensador



Eu tô aqui Pra quê?
Será que é pra aprender?
Ou será que é pra sentar, me acomodar e obedecer?
Tô tentando passar de ano pro meu pai não me bater
Sem recreio de saco cheio porque eu não fiz o dever
A professora já tá de marcação porque sempre me pega
Disfarçando, espiando, colando toda prova dos colegas
E ela esfrega na minha cara um zero bem redondo
E quando chega o boletim lá em casa eu me escondo
Eu quero jogar botão, vídeo-game, bola de gude
Mas meus pais só querem que eu "vá pra aula!" e "estude!"
Então dessa vez eu vou estudar até decorar cumpádi
Pra me dar bem e minha mãe deixar ficar acordado até mais tarde
Ou quem sabe aumentar minha mesada
Pra eu comprar mais revistinha (do Cascão?)
Não. De mulher pelada
A diversão é limitada e o meu pai não tem tempo pra nada
E a entrada no cinema é censurada (vai pra casa pirralhada!)
A rua é perigosa então eu vejo televisão
(Tá lá mais um corpo estendido no chão)
Na hora do jornal eu desligo porque eu nem sei nem o que é inflação
- Ué não te ensinaram?
- Não. A maioria das matérias que eles dão eu acho inútil
Em vão, pouco interessantes, eu fico pu..
Tô cansado de estudar, de madrugar, que sacrilégio
(Vai pro colégio!!)
Então eu fui relendo tudo até a prova começar
Voltei louco pra contar:
Manhê! Tirei um dez na prova
Me dei bem tirei um cem e eu quero ver quem me reprova
Decorei toda lição
Não errei nenhuma questão
Não aprendi nada de bom
Mas tirei dez (boa filhão!)
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci
Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi
Decoreba: esse é o método de ensino
Eles me tratam como ameba e assim eu não raciocino
Não aprendo as causas e conseqüências só decoro os fatos
Desse jeito até história fica chato
Mas os velhos me disseram que o "porque" é o segredo
Então quando eu num entendo nada, eu levanto o dedo
Porque eu quero usar a mente pra ficar inteligente
Eu sei que ainda não sou gente grande, mas eu já sou gente
E sei que o estudo é uma coisa boa
O problema é que sem motivação a gente enjoa
O sistema bota um monte de abobrinha no programa
Mas pra aprender a ser um ingonorante (...)
Ah, um ignorante, por mim eu nem saía da minha cama (Ah, deixa eu dormir)
Eu gosto dos professores e eu preciso de um mestre
Mas eu prefiro que eles me ensinem alguma coisa que preste
- O que é corrupção? Pra que serve um deputado?
Não me diga que o Brasil foi descoberto por acaso!
Ou que a minhoca é hermafrodita
Ou sobre a tênia solitária.
Não me faça decorar as capitanias hereditárias!! (...)
Vamos fugir dessa jaula!
"Hoje eu tô feliz" (matou o presidente?)
Não. A aula
Matei a aula porque num dava
Eu não agüentava mais
E fui escutar o Pensador escondido dos meus pais
Mas se eles fossem da minha idade eles entenderiam
(Esse num é o valor que um aluno merecia!)
Íííh... Sujô (Hein?)
O inspetor!
(Acabou a farra, já pra sala do coordenador!)
Achei que ia ser suspenso mas era só pra conversar
E me disseram que a escola era meu segundo lar
E é verdade, eu aprendo muita coisa realmente
Faço amigos, conheço gente, mas não quero estudar pra sempre!
Então eu vou passar de ano
Não tenho outra saída
Mas o ideal é que a escola me prepare pra vida
Discutindo e ensinando os problemas atuais
E não me dando as mesmas aulas que eles deram pros meus pais
Com matérias das quais eles não lembram mais nada
E quando eu tiro dez é sempre a mesma palhaçada

Refrão

Encarem as crianças com mais seriedade
Pois na escola é onde formamos nossa personalidade
Vocês tratam a educação como um negócio onde a ganância, a exploração, e a indiferença são sócios
Quem devia lucrar só é prejudicado
Assim vocês vão criar uma geração de revoltados
Tá tudo errado e eu já tou de saco cheio
Agora me dá minha bola e deixa eu ir embora pro recreio...


Juquinha você tá falando demais assim eu vou ter que lhe deixar sem recreio!
Mas é só a verdade professora!
Eu sei, mas colabora se não eu perco o meu emprego.

Dia Especial

|
Completamos em fim dois meses no ar e hoje estamos comemorando na data certa.Acho que no primeiro mês já agradeci a quem eu tinha que e renovo mais uma vez meus agradecimentos a todos que tiram um pouco do seu valioso tempo para poder ler esse blog que tem sido muito visitado'
Queria deixar um breve esclarecimeto sobre uma  coisa': O blog está sofrendo uma reforma como vocês podem ver, então estaremos com pouco tempo para escrever,porem quando tudo terminar nos voltaremos com mais gás.

E já como é o 2° aniversario do blog'(já ta cansativo fazer um aniversario por mês, o proximo aniversario será o de 6 meses') quero deixar uma breve homenagem para três pessoas que esse ano tem feito eu não desanimar.
A 1°  dedico toda minha amizade, a mais sincera possivel, toda minhas forças e tudo que ela precisar e eu poder fazer eu farei por ela '
A 2° dedico toda minha paciencia, só ela sabe como é dificil pra mim ter e só ela me aguenta nas horas que eu to mais pertubado
e por fim, porem a mais importante. Pra essa eu dedico tanta coisa que eu não sei se caberia só nesse post comemorativo, mais acho q o que mais posso dedicar a ela é o meu amor.

É pra vcs que fazem com que eu suporte todos os dias ainda em pé, sem cair e sem ao menos pensar em cair que vai uma pequena musica
Dia Especial
Composição: Duca Leindecker e Humberto Gessinger


Se alguém já lhe deu a mão
E não pediu mais nada em troca
Pense bem
Pois é um dia especial

Eu sei que não é sempre que a gente encontra
Alguém que faça bem e nos leve desse temporal
O amor é maior que tudo
Do que todos até a dor se vai

Quando o olhar é natural
Sonhei que as pessoas eram boas
Em um mundo de amor
Acordei nesse mundo marginal

Mas te vejo e sinto
O brilho desse olhar que me acalma
Me traz força pra encarar tudo
O amor é maior que tudo, do que todos, até a dor

Se vai quando o olhar é natural
Sonhei que as pessoas eram boas
Em um mundo de amor
E acordei com a 3° guerra mundial

Para assistir o video clique aqui.'
Obrigadoo a vcs três(especialmente) e a todos que lêem o Blog e continuamos aqui na luta por uma escola que podemos realmente abrir a boca sem pensar 1000 vezes antes de dizer que nossa escola realmente da uma educação de qualidade.
Viva a Liberdade de Expressão' 
Um grande abraço
Álex Ríchard'

Teste pra saber se vc é Dooido'

|
 Vii isso na comunidade Ó o Flavio''
 Resolvii colocar no blog'


Teste para saber para saber se você é DOIDO

Você está doido quando:

1. Você envia e-mail ou msn para conversar com a pessoa que trabalha na mesa ao lado da sua.

2. Você usa o celular na garagem de casa para pedir a alguém que o ajude a desembarcar as compras.

3. Esquecendo seu celular em casa, coisa que você não tinha há 20 anos, você fica apavorado e volta buscá-lo.

4. Você levanta pela manhã e quase que liga o computador antes de tomar o café.

5. Você conhece o significado de naum, tbm, qdo, xau, msm, dps …

6. Você não sabe o preço de um envelope comum;

7. A maioria das piadas que você conhece, você recebeu por e-mail (e ainda por cima ri sozinho…);

8. Você fala o nome da firma onde trabalha quando atende ao telefone em sua própria casa (ou até mesmo o celular !!); Você digita o ‘0′ para telefonar de sua casa;

10. Você vai ao trabalho quando o dia ainda está clareando, volta para casa quando já escureceu de novo;

11… Quando seu computador pára de funcionar, parece que foi seu coração que parou,

11. Você está lendo esta lista e está concordando com a cabeça e sorrindo.

12. Você está concordando tão interessado na leitura que nem reparou que a lista não tem o número 9.

13. Você retornou a lista para verificar se é verdade que falta o número 9 e nem viu que tem dois números 11.

14. E AGORA VOCÊ ESTÁ RINDO CONSIGO MESMO…

15 Você já está pensando para quem você vai enviar o link deste artigo mensagem.. (sugestão: twitter)

16.Provavelmente agora você está percebendo o quanto você está ficando doido(a). 
P.S : Especialmente pra Lia Palhano' (Ela me deu a inspiração de colocar no blog')
        vlw aii Tbm Professor Flaviio pela colaboração'
Álex Ríchard

ALGUIEN LLAMADO ROGERIO MACHADO

|
ALGUIEN LLAMADO ROGÉRIO MACHADO
   



o que é ter poder? mandar e desmandar do jeito que se quer?
Ser lembrado pelos atos fascistas "fascinantes" que quase 
mataram todo um povo? Ou ter um grupo de quase 180 pessoas, 
no qual existem desavenças, unido para homenagear alguém? 
com certeza a resposta é a última opção. Existe uma pessoa que conseguiu isso. 
O que essa pessoa fez para ser homenageada? Ensinou a esse grupo 
que os direitos humanos são essenciais; justiça é uma obrigação, 
não devemos escolher ser ou não justos, TEMOS que ser; não basta 
apenas ensinar o que é liberdade, temos que dá-la; por mais que 
cometam injustiças com você, continue sorrindo e abraçando as pessoas
 ao seu redor. O mais impressionante é que tudo isso foi ensinado na prática, 
pois essa pessoa não é muito do FAÇA O QUE EU DIGO NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO. 
Quem é essa pessoa? um alguém chamado ROGÉRIO MACHADO. 
E em relação as pessoas que não gostam dele, devem apenas sentir inveja por não serem tão bem vistas como ele é.


ESCRITO POR: Darlandia Monteiro - Turismo II

Aviso'

|
Avisoo '

O blog não esta funcionando bem em alguns navegadores
por isso uma dica.
Usem o blog no Mozila Firefox.'

Obrigadoo'

SEPULNATION

|
Uma letra que fala sobre corrupção e de coisas parecem obvias.
Estamos cercados por corrupção. 
SEPULTURA

SEPULNATION


Composição: Andreas Kisser / Derrick Green / Igor Cavalera


Uma nação construída com suor
Uma nação construída com sangue
Uma nação construída com sonhos

Ante as línguas que se calam
Ante os que escondem a verdade
Nós iremos falar

Uma nação - uma nação
Uma batalha - uma batalha
Uma arma - uma arma
Nossa música!
Um mantra - um mantra
Uma prece - uma prece
Uma crença - uma crença 
Todos os deuses!

Nós enxergamos sem os olhos
Nós andamos sem uma trilha
Nós lutamos unidos

Procurar um novo caminho
Mudar o que foi feito
Fazer nossa própria história

Levante, levante
A resistência não será parada
Levante, levante
Sepulnation

Levante, levante
Corrupção revelada
Levante, levante
Sepulnation

Confrontando nossas mentes
Destruindo as mentiras
Desmascarando pela pureza

Queimando os olhos da ganância
Sem medo, sem dúvidas
Nosso destino é sua miséria

Uma nação - uma nação
Uma batalha - uma batalha
Uma arma - uma arma
Nossa música!
Um mantra - um mantra
Uma prece - uma prece
Uma crença - uma crença
Todos os deuses!

Levante, levante
A resistência não será parada
Levante, levante
Sepulnation

Levante, levante
Corrupção revelada
Levante, levante
Sepulnation

Uma nação acima de tudo
Fundada na nossa fé

Não Somos Alunos

|
Não Somos Alunos 
 
 
Para ser um aluno tem que se ter uma noção comum, ou seja,
Para ser um aluno tem que ter propriedades comuns entre todos
Os alunos, mas se isso for comum de fato isso já
Não tem mais uma função moral, por que se to presente em todos
Os alunos, essa função comum não pode se impor para qualquer um
Dos alunos e dizer que: se você não se adéqua a todo o resto dos
Alunos você não é aluno.
Bom, isso foi uma adaptação que fiz do palestrante André Martins
Sobre "mente e realidade"(prog.Café Filosófico) na parte de Spinoza.
Muitos alunos reclamaram que estavam sendo retalhados tanto antes quanto
Depois do protesto, mas isso logo foi resolvido e argumentos que não lembro
Muito bem diziam que mesmo aqueles que não foram e que não se importavam estavam
Sendo retalhados, mas com isso sei que nem todos no protesto retalharam aqueles
Que estavam dentro do colégio, mas desde desse dia vem tendo visitas freqüentes
De pessoas mandadas para nos acalmar perante o que vem acontecendo, nós até podemos
Não ser retalhados, mas somos muito mais atacados que outros alunos normais e porque
Isso acontece?.Porque órgãos do governo não resolvem nada?
José wilker....Vlw e obg a todos os visitantes e COMENTEM!!!!!!!!!
                                 VIVA A JUSTIÇA DO BRASIL!!!!!

Democracia'

|
Vivemos num pais democratico, onde todos tem o livre direito de escolher pelo seu melhor representante, é por isso que há eleições, para que o povo possa escolher pela pessoa que eles acham o que melhor irá representar ele. Então porque em certos cantos ainda temos que aceitar o regime autocratico ?, não entendo porque tanta gente que são cidadãos  por direito ainda deixam se levar por uma ditadura e agem como robos. Precisamos abrir os olhos, ninguem pode simplesmente negar o direito de uma pessoa entrar na propria escola em que está matriculada, não pode tambem dizer que um abaixo assinado não vale absolutamente nada, dizer tambem que tudo que está ali é ela que manda e ninguem pode ir contra ela e ainda por cima tentar proibir dois alunos de escreverem suas opnioes em um blog. Isso não seria um total regime autocratico, ditador e fascista?. E porque ninguem luta contra isso?. Seria o medo, seria vergonha ou como diz a letra da musica outras frequencias que é muito mais facil fazer como todo mundo faz. Fica aii pra vcs refletirem.

 Ahh! e antes que eu me esqueça. Um recadinho pra meus leitores, vamos comentar, coloquei esse contador de visitas pra saber quantas pessoas entram no blog' e so to vendo ele crescer e nenhum comentario'
Parece que vcs estão achando que aqui éo BBB que só faz espiar e pronto'.Podem comentar, não tenham medo, o comentario aqui é livre, AQUI VOCÊ PODE COMENTAR'.

Abraços'
Álex'

"Um mês de blog com varias frequencias"

|
Oii Galera como comeração de um mês do blog(um pouco atrasado pq criei o blog no dia 21/04/2010) resolvi agradecer aqui a todas as pessoas que visitaram e que ainda vão visatar esse blog,agradecer tambem a todas as que comentaram aqui e que me serviram de incetivo pra continuar escrevendo ainda muito mais, queria agradecer tambem as pessoas que acharam esse blog perda de tempo que só falaram mal do blog e disseram que isso aqui nunca vai adiantar de nada, esse meu agradecimento é mais especial pois isso me dá muito mais motivação a escrever nesse espaço onde estou apredendo muito e pra essas pessoas que não vou citar nomes pois é perda de tempo falar de pessoas assim coloquei uma das minhas letras prefiridas da minha banda prefirida...Pra vcs meus leitores e leitoras um pouco de Engenheiros do Hawaii.

Outras Frequencias
Composicao:Humberto Gessinger

Seria mais fácil fazer como todo mundo faz
O caminho mais curto, produto que rende mais
Seria mais fácil fazer como todo mundo faz
Um tiro certeiro, modelo que vende mais

Mas nós dançamos no silêncio
choramos no carnaval
Não vemos graça nas gracinhas da tv
Morremos de rir no horário eleitoral

Seria mais fácil fazer como todo mundo faz
Sem sair do sofá, deixar a ferrari pra trás
Seria mais fácil, como todo mundo faz
o milésimo gol sentado na mesa de um bar

Mas nós vibramos em outra freqüência
sabemos que não é bem assim
Se fosse fácil achar o caminho das pedras
tantas pedras no caminho não seria ruim

para ouvir a musica basta clicar aqui

Obrigado Pela sua atenção e esperamos que essa comemoração de 1 mês seja só a primeira de muitas comemorações.
Abracos.
Àlex Rìchard - Moderador Geral do Blog JT Alunos e Aluno do EEEP Juarez Tavora 2° ano Curso:Informatica'

Será que ele teria chances de ser nomeado para o STF?

|
Olá gente,
depois que li essa notícia, não muito divulgada na mídia e vocês vão entender o porquê, surgiram algumas perguntas e uma idéia que gostaria de compartilhá-las com vocês.
As perguntas: O que motiva alguém lutar por algo que a maioria considera uma luta inglória? Considerando que você fizesse parte dessa situação, quem você escolheria ser: o juiz, a esposa, o filho, o segurança, o traficante, o matador ou o consumidor de drogas? Pra você, esse juiz é um herói ou um louco? Durante a leitura dessa notícia, de imediato, que você sentiu?
A idéia: Vou lançar um desafio pra vocês! Em dois dias, encontrem notícias semelhantes de coragem e sacrifício e divulguem aqui. Qual será o resultado?

Será que ele teria chances de ser nomeado para o STF?

Odilon de Oliveira, de 56 anos, estende o colchonete no piso frio da sala, puxa o edredom e prepara-se para dormir ali mesmo, no chão, sob a vigilância de sete agentes federais fortemente armados. Oliveira é juiz federal em Ponta Porã, cidade de Mato Grosso do Sul na fronteira com o Paraguai e, jurado de morte pelo crime organizado, está morando no fórum da cidade. Só sai quando extremamente necessário, sob forte escolta. Em um ano, o juiz condenou 114 traficantes a penas, somadas, de 919 anos e 6 meses de cadeia, e ainda confiscou seus bens. Como os que puseram atrás das grades, ele perdeu a liberdade. 'A única diferença é que tenho a chave da minha prisão. Traficantes brasileiros que agem no Paraguai se dispõem a pagar US$ 300 mil para vê-lo morto. Desde junho do ano passado, quando o juiz assumiu a vara de Ponta Porã, porta de entrada da cocaína e da maconha distribuídas em grande parte do País, as organizações criminosas tiveram muitas baixas. Nos últimos 12 meses, sua vara foi a que mais condenou traficantes no País.

Oliveira confiscou ainda 12 fazendas, num total de 12.832 hectares, 3 mansões - uma, em Ponta Porã, avaliada em R$ 5,8 milhões - 3 apartamentos, 3 casas, dezenas de veículos e 3 aviões, tudo comprado com dinheiro das drogas. Por meio de telefonemas, cartas anônimas e avisos mandados por presos, Oliveira soube que estavam dispostos a comprar sua morte.

Os agentes descobriram planos para me matar, inicialmente com oferta de US$100 mil.' No dia 26 de junho, o jornal paraguaio Lá Nación informou que a cotação do juiz no mercado do crime encomendado havia subido para US$ 300 mil. 'Estou valorizado', brincou. Ele recebeu um carro com blindagem para tiros de fuzil AR-15 e passou a andar escoltado.

Para preservar a família, mudou-se para o quartel do Exército e em seguida para um hotel. Há duas semanas, decidiu transformar o prédio do Fórum Federal em casa. 'No hotel, a escolta chamava muito a atenção e dava despesa para a PF. É o único caso de juiz que vive confinado no Brasil. A sala de despachos de Oliveira virou quarto de dormir. No armário de madeira, antes abarrotado de processos, estão colchonete, roupas de cama e objetos de uso pessoal. O banheiro privativo ganhou chuveiro. A família - mulher, filho e duas filhas, que iam mudar para Ponta Porã, tiveram de continuar em Campo Grande. O juiz só vai para casa a cada 15 dias, com seguranças. Oliveira teve de abrir mão dos restaurantes e almoça um marmitex, comprado em locais estratégicos, porque o juiz já foi ameaçado de envenenamento. O jantar é feito ali mesmo. Entre um processo e outro, toma um suco ou come uma fruta. 'Sozinho, não me arrisco a sair nem na calçada.


Uma sala de audiências virou dormitório, com três beliches e televisão. Quando o juiz precisa cortar o cabelo, veste colete à prova de bala e sai com a escolta. 'Estou aqui há um ano e nem conheço a cidade. ' Na última ida a um shopping, foi abordado por um traficante. Os agentes tiveram de intervir. Hora extra. Azar do tráfico que o juiz tenha de ficar recluso. Acostumado a deitar cedo e levantar de madrugada, ele preenche o tempo com trabalho. De seu 'bunker', auxiliado por funcionários que trabalham até alta noite, vai disparando sentenças. Como a que condenou o mega traficante Erineu Domingos Soligo, o Pingo, a 26 anos e 4 meses de reclusão, mais multa de R$ 285 mil e o confisco de R$ 2,4 milhões resultantes de lavagem de dinheiro, além da perda de duas fazendas, dois terrenos e todo o gado. Carlos Pavão Espíndola foi condenado a 10 anos de prisão e multa de R$ 28,6 mil.. Os irmãos, condenados respectivamente a 21 anos de reclusão e multa de R$78,5 mil e 16 anos de reclusão, mais multa de R$56 mil, perderam três fazendas. O mega traficante Carlos Alberto da Silva Duro pegou 11 anos, multa de R$82,3 mil e perdeu R$ 733 mil, três terrenos e uma caminhonete. Aldo José Marques Brandão pegou 27 anos, mais multa de R$ 272 mil, e teve confiscados R$ 875 mil e uma fazenda.

Doze réus foram extraditados do Paraguai a pedido do juiz, inclusive o 'rei da soja' no país vizinho, Odacir Antonio Dametto, e Sandro Mendonça do Nascimento, braço direito do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar. 'As autoridades paraguaias passaram a colaborar porque estão vendo os criminosos serem condenados..' O juiz não se intimida com as ameaças e não se rende a apelos da família, que quer vê-lo longe desse barril de pólvora. Ele é titular de uma vara em Campo Grande e poderia ser transferido, mas acha 'dever de ofício' enfrentar o narcotráfico. 'Quem traz mais danos à sociedade é mega traficante. Não posso ignorar isso e prender só mulas (pequenos traficantes) em troca de dormir tranqüilo e andar sem segurança.'

Enquete

|


Queria fazer uma pequena enquete com vocês que lêem o blog;

Lendo tudo isso, Vocês mudariam tudo isso que ta acontecendo ou deixaria como está?

Respondam comentando'
Blz?!

Álex Rìchard

Chega de Impunidade

|

O que vcs acham de um aluno ser suspenso por chamar um professor de "Mané" e um professor mandar 45 alunos para a "PQP" e ainda ficar andando pelos corredores do colegio se achando o tal. Pois é, esse é mais um capitulo que aconteceu no reino Juarez Tavora.
Não digo aqui que o aluno estava certo em chamr o professor de mané e reconheço o erro desse aluno que deve estar muiito arrempedido do seu ato mais agr um professor fazer o que ele fez e o que anda fazendo e ainda andar impunimente nos corredores do colegio cantando "Uh Terror eu sou Matador" isso pra mim é uma super falta de ética tando do lado do professor como do lado da pessoa que ainda insiste de deixar essa pessoa nesse cargo de professor,acho tambem uma covardia com os alunos que ainda tem que aturar isso e ainda ser ameaçado por expressar essas ideias aqui nesse espaço, mais pra isso não ligaremos muiito só queremos uma coisa, mudar tudo isso, fazer com que tenhamos vez e voz, e não sermos nem perseguidos nem humilhados como ja fomos varias vezes.
Pois é so isso..
Um Abraço.

Álex Ríchard - Informatica II

"Amar e mudar as coisas me interessam mais"

Explicação

|
antes que alguem fale besteira me acusando de ser nazista ou de qualquer coisa em comun quero explicar o pq da foto de Hitler.
1° motivo: As aulas do Prof citado no texto do meu amigo são bem parecidos com o estilo ditatorial, ou só uso o Hitler pois ele é uma figura forte que todos nós conhecemos a historia tragica, mais poderia usar tambem o fascista Mussolini
que cairia muito melhor.
2°Motivo:Achei a foto legal pra ser colocada pois parece que Hitler está dando uma especie de aula pra seus exercitos
3°motivo: Bater em aluno,marda-los para PQP, não é totalmente ditatorial então coloquei a foto.


Vlw glr

Abraços
Álex Ríchard - INFO II

"Alunos e Professores"

|

Somos tratados como gostaríamos de ser?, Se não, porque deixamos que isso acontecesse, como podemos deixar que um grupo de professores decida o que devemos fazer em vez de nos mostrar varias idéias que possam melhorar as escolhas que faremos depois de formados no ensino médio, até onde sei o colégio é profissionalizante, mas temos que usar um cartão para sair de sala, em vez de eles fazerem com o seu papel de professor e educarem para que o aluno seja responsável ao sair de sala, para que motivo devemos levar os livros para casa quando passamos 10H por dia dentro de um colégio onde ironicamente não temos tempo para realizar tarefas extra classes e até estudar o que foi visto durante o dia, então como pode haver “alunos” que concordam com as atitudes desses “professores” que: sofre processos por assedio sexual e não é retirado do seu cargo porque a diretora protege esse professor, e a SEDUC não faz nada porque?, Será que isso não mancha o nome “Profissionalizante”?. E quando alguns professores usam uma pedagogia do medo que para mim é muito estranho o professor tirar ponto do aluno por não levar livro para o colégio quando o livro era para estar no colégio, aliás, os livros estão no colégio mas não pode se usar porque o tem que levá-los para casa,esses livros não podem ser usados nem por uma única aula.

Haaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......

Jah ta enchendo o saco escrever sobre professor que num vale muita coisa, vou falar de aluno que num vale muita coisa....XD e também vou parar de tentar escrever corretamente em português...


Numa conversa entre alunos com idéias parecidas com a minha se concluiu que alunos com idéias opostas as nossas são muito religiosos que me leva a crer que esses alunos são manipulados por essa diretoria que nem tem uma opção religiosa declarada. E também esses alunos geralmente pensam no seu próprio lado e o que interessa é o seu próprio bem no colégio por isso eu acho que esses alunos apoiavam a marta e depois que ela saiu se sentiram ameaçados e então agora apóiam a aila(essa briga não é para existir a briga é e sempre deve ser pelo colégio, então se a marta está do lado dos alunos é uma coisa boa jah que para o núcleo gestor não apóia seus alunos isso é estranho pra caralho), ehhhh, só uma pergunta e se a aila sair?? eles voltaram á ser alunos ou irá novamente decidir o lado que eles se sentem protegidos como “linos”????.


Jah tbom de escrever toh com preguiça e dah um certo enjôo falar disso....


†J.Wilker† - Informática II ZZZZZZZZZZZZZZZ................

"Posso entrar na escola?"

|

Hoje aconteceu uma coisa super engraçada na escola que não é a primeira vez que acontece, alunos matriculados são impedidos de entrar na propria escola,lembrando que na primeira vez os alunos não puderam pois estavam manifestando contra a gestão da escola que não vem agradando ninguem. Hoje por incrivel que pareça 3 alunos depois de serem suspensos no dia anterios vieram a escola para poder terminar um serviço dentro da propria(ou seja um favor que eles estavam prestando a escola)pois segundo os proprios não tinha nada o que fazer em casa então resolveram termirar de grafitar as paredes que ja haviam começado. O pior disso tudo é que a escola é dita como publica(não parece) e a Diretora faz isso, impede a entrada de 3 alunos que são matriculados na escola e uma aluno da escola Adauto Bezerra(que fica perto da nossa escola)entrou sem nenhum problema, ou seja os alunos da EEEP Juarez Tavora ficam fora enquento um aluno que não é matriculado na escola entra, isso é uma palhaçada, mais uma de todas as coisas que a diretora anda fazendo com a gente.Antes de terminar o texto queria pergutar pra vcs até quando vcs acham que nós teremos que pedir pra entrar na escola.
|
Pessoal se quiserem postar alguma coisa no blog é so mandar um e-mail com a sugestão, ou o texto já digitado para o e-mail: blogjtalunos@hotmail.com
Abraços

Álex

TODA FORMA DE PODER

|
Aii vai a letra de uma musica que combina muiito com o que vivemos no colegiioo....
Se quiserem podem comentar


Toda Forma de Poder...

Eu presto atenção no que eles dizem
Mas eles não dizem nada
Fidel e Pinochet tiram sarro de você que não faz nada
E eu começo a achar normal que algum boçal atire bombas na embaixada

Se tudo passa talvez você passe por aqui
E me faça esquecer tudo que euvi

Toda forma de poder é uma forma de morrer por nada
Toda forma de conduta se transforma numa luta armada
A história se repete, mas a força deixa a história mal-contada

Se tudo passa talvez você passe por aqui
E me faça esquecer tudo que eu vi

O fascismo é fascinante, deixa a gente ignorante e fascinada
É tão fácil ir adiante e esquecer que a coisa toda tá errada
Eu presto atenção no que eles dizem, mas eles não dizem nada

Se tudo passa talvez você passe por aqui
E me faça esquecer tudo que eu vi

Comentem...

VIDEOS PRT

|
Videos dos protestoo..

http://www.youtube.com/watch?v=ebS-GGUMXRs

http://www.youtube.com/watch?v=ULl2zDPrZVI

http://www.youtube.com/watch?v=Qx1TY6dEkgg

http://www.youtube.com/watch?v=N1dnwYgCJWQ

Liberdade de Expressão

|
Oii Glr meu nome é Álex
Criei esse blog para que os alunos pudessem se expressa já que la no colegio não deixam...

o 1° post eu recebi por e-mail da professora Martha Vecchia ai vaii pra vcs verem


O dia 19/04/2010 na EEEP Juarez Távora


O que motiva um grupo de pessoas resistirem durante horas sob um sol escaldante, com fome e sede?
O que motiva alguém a fechar os portões de uma escola pública para que esse grupo permanecesse nessas condições?
O que motiva aos demais permanecerem do lado de dentro como espectadores?
E você, nesse dia, estava onde gostaria de estar?
Como esse fato será contado?
O que é mais importante o fato ou suas versões?
Uma vez, a aluna Taís da Silva da turma de massoterapia definiu em sua prova que: “A filosofia nos faz pensar naquilo que já pensaram por nós”.
Que tal praticarmos esse brilhante conceito de filosofia dessa aluna para pensarmos juntos sobre esse fato ocorrido no dia 19/04/2010 na EEEP Juarez Távora?
Identifiquemos primeiro o fato:

Manifestação de alunos da Universidade Estadual do Ceará (UECE), de alunos e pais da escola Juarez Távora.
Motivos – De 180 alunos em 2009, 75 em recuperação final, 53 “transferidos” e 39 reprovados. (Esse resultado diminuiu depois da visita do Conselho de Educação na escola. Perguntem ao Wesley do curso de turismo) e a saída da escola da professora Martha que publicou esse resultado no jornal O Povo do dia 01/04 – esse artigo foi distribuído em frente à escola durante esse ato.

Chegou o momento de contar e/ou analisar o fato, tão difícil quanto identificá-lo, pois quem contará: quem estava na manifestação do lado de fora? Quem estava ordenando a permanência dos portões fechados? Quem estava como espectadores? Quem passou no carro em frente à escola e recebeu o artigo? Ou de quem escreveu o artigo e escreve agora essa nota?

Antes de apresentar a minha análise, gostaria de citar algumas frases ditas antes, durante e depois desse fato, que me serviram de fundamentação:

- “Não se meta em confusão, mas não permita que a injustiça seja feita”. (O que isso significa? Como isso é possível?)
- “Sempre lutarei pela justiça, mas não estou de um lado e nem do outro.” (Vai lutar da onde? E não é a mesma pessoa que falou a primeira frase!)
- “O retorno sempre volta.” (Sem comentário)
- “Essa aluna passou o ano todo dormindo em sala de aula.” (E você, também?)
- “É muito difícil o autoconhecimento de si mesmo.” (Imagino que seja mesmo!)
- “Devemos incentivar a auto – estima pessoal.” (E quem incentivaria a do outro? E não é a mesma pessoa que falou a frase anterior!)
- “Você deve ser positivo, você deve ter o positivismo ao seu lado." (Que tal ser vizinho dele?)
- "Esse aluno tem problema de interatividade." (Interagir é um problema? Talvez seja com esse professor!)
- “Quem tiver na quadra, tirarei dois, três, quatro pontos.” (Será que houve hemorragia?)
- “É uma professora que se isola, pois quando não está na sala de aula está na biblioteca com os alunos.” (Talvez essa professora tenha o mesmo problema de interatividade daquele aluno!)
- “Esse aluno vive isolado nos grupos.” (Esse isolamento ao menos é acompanhado)

Essas são pérolas dos responsáveis por existirem as pérolas do ENEM. São afirmações feitas por professores dessa e de outras escolas e até de universidades também. É claro que todos nós - pais, alunos, professores e administração pública - somos responsáveis por essa má educação, mas devo dizer que nós professores somos os mais responsáveis. Por que não havia nenhum professor nessa manifestação, e os únicos que estariam, foram desligados dessa escola por essa gestão?

Agora posso apresentar o que penso desse fato.

A verdade venceu o medo! Somente a verdade nos liberta! Não é o povo que deve temer o governo, mas o governo que deve temer o povo!

Os alunos da escola Juarez Távora nos dias 16 e 19 de abril provaram isso. Ensinaram que o maior poder é quando estamos dispostos a nos sacrificar pelo outro, a lutar com a própria vida pelo direito de expressar o que pensa, a ficar sob o sol com fome e sede pelo direito de estudar em uma escola que ensine e pratique esses valores, em uma escola que denuncie a hipocrisia do eu finjo que ensino e você finge que aprende, uma escola em que o protagonismo juvenil seja estimulado e praticado, e não ameaçado com portões trancados e almoços negados, uma escola que viva o sabor pelo saber, e não um sabor pela ignorância, enfim, uma escola que pratique a cidadania – reivindicar direitos e cumprir deveres – e não uma escola que promove as negociatas do tipo: aos meus amigos tudo, aos meus inimigos a "justiça".


Esse é mais um fato que entrará para a história dessa escola – o dia em que, pela primeira vez, alunos e pais denunciaram a má educação e reivindicaram por uma boa educação em uma escola pública estadual.
Dentre as versões sobre esse fato, essa é minha análise.
Qual análise teria mais peso do ponto de vista da verdade, da justiça e, sobretudo, da coragem de lutar para defender esses valores?
Reflitam e discutam.
Desejo a todos boas aulas como essas que vocês nos ofereceram nesses dias e acredito que ainda terão muitas a oferecerem.



Obrigada e saudades,

Martha Vecchia.